Agudos, Terça-feira, 07 de Julho de 2020 Telefone (14) 3262-8500

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta Feira, das 10h as 16h, devido ao decreto n° 6991/2020.

Saúde - Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019

Prefeitura de Agudos intensifica combate à dengue

Prefeitura de Agudos intensifica o combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Agudos recebeu nesta terça-feira, dia 29, do Instituto Adolfo Lutz os resultados dos exames dos casos suspeitos de dengue. No total, estão confirmados 125 casos da doença na cidade.
A Prefeitura de Agudos vem atuando em todas as frentes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A administração vem realizando mutirões de limpeza para eliminar potenciais focos de criadouros do mosquito e realizando a nebulização para combater os insetos adultos, em locais onde foram confirmados os casos.
Por decisão técnica da Saúde Municipal, a Prefeitura decidiu coletar sangue e encaminhar para análise do Instituto Adolfo Lutz, que é referência em diagnóstico e, através da sorologia, fornece resultados mais consistentes que os obtidos com kits de detecção.
Além dos mutirões de limpeza e da nebulização, o prefeito Altair Francisco Silva determinou que as Unidades Básicas de Saúde passem a dar suporte perto das casas dos moradores, e não apenas na UPA como ocorria.
"O objetivo é que as UBSs fiquem abertas para dar ampla assistência, facilitando nos atendimentos de todos os casos suspeitos, sem necessidade de agendamento prévio. Os pacientes são atendidos  por médicos das unidades, que fazem o exame clínico e requisitam a coleta de sangue", explicou ontem, dia 29, o prefeito Altair Francisco Silva.
O objetivo da medida é agilizar os procedimentos de identificação e tratamento oferecidos pela prefeitura aos pacientes em Agudos e direcionar as ações de prevenção e combate aos focos de larvas e do mosquito adulto transmissor da doença.

Agentes de Saúde passam por treinamento

Dentro no plano de ação da administração municipal contra a dengue, os agentes de Saúde da prefeitura de Agudos passaram por treinamento nesta terça-feira, dia 29, para aprimorar o trabalho de campo de combate aos focos do Aedes.
O treinamento foi feito pelos agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) do Estado de São Paulo, Regina Célia de Oliveira (Agente Técnica de Saúde) e Joel Maia Mattos.
Participaram do treinamento os 26 agentes que atuam  diretamente, casa a casa, no Mutirão de Combate à Dengue realizado pelo Setor de Controle de Vetores e Vigilância Sanitária, órgãos ligados à Secretaria Municipal de Saúde.
Na mobilização, os agentes explicam aos moradores como proceder e a importância de limpar quintais e terrenos. Em outra frente de trabalho, os caminhões recolhem o material inservível que deve ser colocado pela população nas calçadas.