Saúde - Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019

Mutirão de Combate à Dengue prossegue recolhendo material em bairros de Agudos

Agente comunitário de saúde orienta moradora do bairro Cohab I sobre a coleta

Pela segunda semana seguida, as equipes da Vigilância Sanitária, Controle de Vetores e os agentes comunitários de saúde de Agudos visitam os bairros da cidade, orientando os moradores sobre o Mutirão de Combate à Dengue que pretende recolher o maior número possível de inservíveis como forma de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Esta semana o trabalho está concentrado nos bairros Jardim Vienense, Chácara Avato, Jardim Danúbio, Jardim Nilce, Núcleo Mario Campezato e Centenário Park. O cronograma do Mutirão vai até o dia 18 de fevereiro em toda a cidade.

Equipes visitam todas as casas dos bairros avisando sobre a retirada dos materiais

Devem ser disponibilizados nas calçadas materiais inservíveis como garrafas, pneus velhos, latas e móveis velhos, entre outros. Entre os meses de outubro a dezembro de 2018 foram confirmados em Agudos 32 casos autóctones da doença, ou seja, adquiridos no próprio município.

Além da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Vetores, vem realizando a nebulização nos locais onde foram confirmados casos da doença. Por isso, é importante que os moradores sigam as orientações e permitam a entrada dos agentes nos imóveis.

Moradora conversa sobre os dias de coleta com agente de saúde

Os agentes de Saúde estão devidamente uniformizados e identificados. Em caso de dúvidas, o morador deve ligar para o setor de Vigilância Sanitária/Controle de Vetores no telefone 3262 2383.

O mutirão é realizado em parceria entre as secretarias de Saúde, Educação, Vias Públicas, Meio Ambiente, Obras e Planejamento.

Confira o cronograma semanal do Mutirão:

3ª SEMANA

De 28/01 a 01/02

Parque Pampulha, Jardim Europa, Residencial Bem Viver e COHAB IV.

4ª SEMANA

De 07/02 a 11/02

Distrito Industrial, Santa Angelina, Jardim Cruzeiro, Jardim Canaã, Parque Esmeralda, Jardim Márcia I e II, Vila Honorina, Jardim Sant Anna, Vila Malvina e Centro.

5ª SEMANA

De 14/02 a 18/02

Centro, Santa Cecília, Jardim Eneida e Pavimentação

Os agentes do Controle de Vetores intensificaram a nebulização nos locais com casos confirmados  de dengue