Saúde - Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

Projeto Longevidade melhora qualidade de vida de idosos em Agudos

um dos grupos que participam do Projeto Longevidade

O Projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Agudos, através da Secretaria Municipal de Saúde e atende pessoas com mais de 60  anos, através de atividades físicas e palestras educativas

O Projeto longevidade tem como principal objetivo, atender e iniciar a atividade física de baixo impacto para pacientes residentes na área, atendida pelo Centro de Saúde II JACOB CASSEB, localizado na Rua 07 de Setembro, em frente à Praça Santo Antonio.

As atividades ocorrem às segundas, terças e sextas-feiras, tendo a duração de aproximadamente 30 minutos. São realizadas também, palestras educativas com abordagem de vários temas

É sabido que a prática de exercícios físicos, com a frequência de duas a três vezes na semana, com duração mínima de nove minutos, já traz benefícios fisiológicos para o praticante, no caso de grupos de melhor idade, também se tem a prevenção de problemas psicológicos como ansiedade e depressão, através da convivência e descontração em grupo.

palestra sobre Meio Ambiente faz parte da programação oferecida aos idosos

O Projeto teve inicio no dia 09/05/2017 e desde então só vem crescendo. A  demanda para a atividade começou a surgir  com a Estratégia Saúde da Família CSII Dr Jacob Casseb e tem como objetivo a prevenção e promoção da saúde na melhor idade. A ideia da criação do projeto veio do Agente Comunitário de  Saúde, Iago Felipe  e do Fisioterapeuta Rudy Cabreira Machado. “Além das atividades físicas, neste período já tivemos palestras com Nutricionista, Médico da Família, Representante do Conselho do Idoso, Meio Ambiente; participação voluntária do professor de dança Fabio Sampietro, sempre enfatizando a melhoria da qualidade de vida dos idosos”, declarou Iago..

Passo a Passo para iniciar a atividade

Ter no mínimo 60 anos ou recomendação do Médico da Família;

Residir na área de abrangência do posto central;

Passar em uma consulta com o médico e fazerum check-up, após isso o médico irá avaliar os resultados e liberar ou não para as atividades.

atividades com o professor de dança Fábio Sampietro

Local das Atividades

Avenida João Pessoa Nº 2 Vila Professor Simões (Antigo Sesi)

Dias da Semana: Segunda, Quarta e Sexta Feira