Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Agudos, Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018Início / Fale com a Prefeitura
Buscar
Saúde

Saúde - Terça-feira, 07 de Agosto de 2018

Prefeitura orienta alunos sobre Posse Responsável de Animais de Estimação na Semana Nacional de Controle da Leishmaniose


Prefeitura orienta alunos sobre Posse Responsável de Animais de Estimação na Semana Nacional de Controle da Leishmaniose

Orientações sobre a Leishmaniose Visceral em cachorros, podem ser obtidas no Ambulatório Municipal de Animais (AMA), localizado na rua 13 de Maio, nº 202, ou pelo telefone 3262 1957

Funcionários do setor de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Agudos, estarão nas escolas do Município, neste dia 10 de agosto/2018, para entrega de folhetos sobre a Leishmaniose Visceral e para dar orientações aos alunos, sobre posse responsável dos animais de estimação. As ações fazem parte da Semana Nacional de Controle da Leishmaniose, que acontece no período de 06 a 10 de agosto.

A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa causada por um parasito denominado Leishmania Chagasi e transmitida pelo “mosquito palha”. O cão doméstico é a principal fonte de infecção, podendo ficar anos sem apresentar sintomas da doença. A fêmea do mosquito palha fica infectado ao picar o cachorro contaminado e transmite a doença ao picar outros cães e pessoas.

A maneira mais eficaz de prevenir a doença é evitar a proliferação do mosquito e cuidando dos ambientes onde ficam os animais domésticos, mantendo quintais limpos e os cachorros longe de restos de lixo orgânico, sujeiras, como folhas de árvores e fezes de animais.

Além da limpeza dos quintais e cuidados com os cachorros, é preciso estar atento aos sintomas. Nas pessoas, os principais sintomas são febre prolongada, emagrecimento, crescimento do baço, fraqueza e em casos graves, podem aparecer sangramentos. Ao notar dois ou mais destes sintomas é necessário procurar um serviço de saúde, para confirmação do diagnóstico. Importante ressaltar que a Leishmaniose em pessoas tem tratamento, mas pode levar a óbito.

No caso dos cachorros, os sintomas são emagrecimento, vômitos, fraqueza, queda de pelos, crescimento das unhas, feridas no focinho, orelhas e patas. No aparecimento destes sintomas, a orientação é que se procure um veterinário de confiança ou entre em contato com o Ambulatório Municipal de Animais (AMA), localizado na Rua 13 de Maio, nº 202, ou pelo telefone 3262 1957.

Saiba mais sobre a Leishmaniose, nas informações publicadas nas imagens do folheto abaixo:

 

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Cejusc
CEJUSC
Prefeitura Municipal de Agudos - Diga o que quiser
Diga o que quiser
DIGA O QUE QUISER
Prefeitura Municipal de Agudos - Diga o que quiser
Ação Legal
AÇÃO LEGAL
Prefeitura Municipal de Agudos - Ação Legal
Guia da Cidade
GUIA DA CIDADE
Prefeitura Municipal de Agudos - Guia da Cidade
Telefones públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3262-8500
CENTRO DE SAÚDE
  • (14) 3262-8700
ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • (14) 3261-4070

ver todos os telefones...

Praça Tiradentes, nº 650, Centro.
Agudos / SP - CEP 17120-000
Agudos

Praça Tiradentes, nº 650, Centro.
Agudos / SP - CEP 17120-000

King Page - Fábrica de Software
King Page - Fábrica de Software