Agudos, Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019 Telefone (14) 3262-8500

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 29 de Março de 2018

Prefeitura de Agudos promove educação ambiental sobre a água em escolas municipais e estaduais

Alunos posam para foto após palestra

A Prefeitura de Agudos promoveu durante todo o mês de março, ações de Educação Ambiental, marcando o mês em que é comemorado o Dia Mundial da Água, em 22 de março. As ações foram realizadas através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Sabesp, concessionária responsável pela distribuição da água em Agudos.

As ações e palestras foram realizadas em escolas municipais e estaduais do município, pela bióloga e interlocutora do Município Verde Azul, Francine Mattos, sensibilizando cerca de 200 alunos, entre crianças e adolescentes, sobre a importância da água, desde seu surgimento até o consumo. A Sabesp distribuiu copos envasados, com a água de Agudos e materiais didáticos aos alunos.

A Bióloga Francine apresenta palestra aos alunos

Segundo Francine, foram abordados temas como o sistema de captação, que é feito 100% através de poços artesianos no município; solo e lençol freático, preservação e nascente, entre outros. Mas, na palestra apresentada nesta quarta-feira, dia 28 de março de 2018, a ação foi mais duradoura e contou com a participação direta dos alunos da primeira série da escola estadual Nilza Santarém.

Alunos participam ativamente de desafio proposto por bióloga sobre formas de preservar a água na própria escola
“Abordamos o tema nascente: o que é, qual sua importância, como se forma, sobre a importância de cuidar das nascentes e preservar a mata ciliar”, explicou Francine. “Como formas de preservar as nascentes, foram determinadas ações como isolar (cercar), identificar (com placas), limpar e reflorestar”, acrescentou a bióloga.

No final da palestra, foi apresentado um desafio para que os alunos elaborassem projetos descritivos sobre a própria escola, identificando o que poderia ser corrigido para preservar a água. Eles apontaram ideias como reuso de água da chuva para limpar o pátio, através da captação em cisternas, manutenção de canos e torneiras com vazamentos, a fim de diminuir o desperdício.

Entrega de água e kit didático foi feita pela Sabesp