Turismo - Segunda-feira, 22 de Maio de 2017

Agudos recebe classificação como Município de Interesse Turístico

Prefeitura poderá receber cerca de R$ 650 mil por ano do governo do Estado de São Paulo para impulsionar o turismo

Agudos recebe classificação como Município de Interesse Turístico

A Assembleia Legislativa (AL) aprovou na noite de terça-feira, dia 16 de maio, o Projeto de Lei do deputado Celso Nascimento (PSC) que classifica Agudos como Município de Interesse Turístico (MIT). Com esta classificação, a Prefeitura terá direito de receber do governo do Estado, cerca de R$ 650 mil por ano, para impulsionar o turismo local.

Para ser classificado de interesse turístico, o município precisou comprovar que, além de atrativos turísticos naturais, culturais, históricos ou gastronômicos, dispõem também de estrutura capaz de receber adequadamente turistas, como sistema de transporte, serviço médico de emergência e opções de hospedagem e restaurantes, entre outros itens.

O deputado Celso Nascimento comemorou a aprovação. Segundo ele, apesar do potencial existente, o turismo ainda é pouco explorado no Estado de São Paulo, em especial na região de Bauru, situação que poderá mudar com a liberação dos novos recursos e gerar emprego e renda.

No projeto, Nascimento justificou a classificação de Agudos como MIT em razão das suas ricas atrações histórico-culturais e rurais, como a Serra de Agudos, mata nativa, várias nascentes e quedas d'água, fazendas e prédios históricos, além do Seminário Santo Antônio, o maior conjunto arquitetônico da Província da Imaculada Conceição.

Projetos Para desenvolver o potencial turístico

O prefeito de Agudos, Altair Francisco Silva, afirma que com a classificação da cidade, a administração terá garantidos recursos anuais para investir no setor. "Já temos  o Plano Diretor de Turismo, formatado e aprovado na Administração passada, para ser aplicado nas diretrizes apontadas e agora  fomos habilitados para receber os recursos estaduais", diz. "O município de Agudos tem uma extensão territorial muito grande, por isso queremos atrair atividades para a área rural".

Altair anunciou que uma de suas primeiras iniciativas será criar uma identidade turística. "Temos explorado a qualidade de água. Uma pesquisa feita pela Sabesp constatou que, em qualidade da água, Agudos ficou em primeiro no Estado de São Paulo. Vamos explorar isso para atrair empresas do ramo alimentício e farmacêutico, mas também vamos explorar este potencial no setor turístico. No nosso slogan, já estamos divulgando Agudos, fonte das águas e vamos utilizar esta identidade visual, nos materiais publicitários de turismo, tanto na área rural como nos parques ambientais que serão abertos na área urbana e que fazem parte do Plano Diretor, para valorizar o turismo local”, analisa. "Esse é o caminho do turismo. A prefeitura e o Estado fazem sua parte e abrem caminho para a iniciativa privada".