Administração - Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

Prefeitura interdita Creche Berçário com laudo da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Agudos interditou a Unidade Infantil Creche Berçário “Professora Diomira Napoleone Paschoal”, localizada na Rua Faustino Ribeiro, nº 261, depois de constatar riscos iminentes de desabamento em diversos pontos do telhado, durante as fortes chuvas do último dia 18 de janeiro. Além do perigo iminente causado por goteiras e vazamentos de água, no forro, a Prefeitura verificou outros problemas graves no local, como criadouros de pombos e muito lixo acumulado, no setor conhecido como “arquivo morto”, com proliferação de ratos, baratas e outros insetos, no prédio anexo à unidade infantil.

Funcionários da Secretaria de Obras, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram até o local e constataram que além do risco iminente de um desabamento maior, havia também o risco de contaminação pelas fezes de pombos, urina de ratos e outros insetos. Após a verificação do local, foram emitidos os laudos dos órgãos competentes e a Prefeitura procedeu a interdição e providenciou a transferência dos serviços desta unidade infantil de educação para a escola mais próxima.

Cerca de 30 crianças com idades de 1 a 3 anos que estavam sendo atendidas neste período de férias, estão sendo recebidas na Creche Neusa Franco Szelpal Milaré, na Rua 15 de Novembro, nº 1.418, distante cerca de 3 quadras da creche interditada. Todas as medidas foram tomadas para proteger as crianças, zelando pela integridade física e pela saúde de todos e também para não prejudicar e nem interromper o serviço prestado às famílias. Em período de aulas normais, a unidade atende cerca de 130 crianças.

O cronograma de ações da Prefeitura, começou com a interdição parcial, no dia 21 de janeiro, logo após a emissão do laudo da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Neste mesmo dia, funcionários da secretaria de obras e secretaria de saúde, começaram a limpeza do prédio anexo à unidade infantil, para eliminar os criadouros de pombos, ratos e outros insetos. Na sequência será feita a higienização, dedetização do local e limpeza da caixa d`água. Depois desta etapa é que será feira a reforma e reconstrução do forro e telhado. A Prefeitura também vai refazer toda a parte elétrica que se encontra em condições precárias, inclusive com risco de provocar incêndios.

A diretora da unidade infantil, Neisa Maria de Oliveira Barros que trabalha na Creche desde o início do funcionamento em 2014, disse que o local apresenta problemas desde a sua inauguração. “ O problema do telhado e do forro da creche vem se arrastando há muito tempo. A Prefeitura tomava medidas paliativas, mas nunca resolvia o problema de vez. Teve até um pai de aluno que para nos ajudar colocou uma manta protetora no forro, mas este desabamento já era uma tragédia anunciada”, desabafa a diretora.

Ainda segundo a diretora, a ação rápida da atual administração foi muito importante e que mesmo antes do desabamento de parte do forro, o secretário de educação, Rafael Lima e o funcionário Wellington já estavam atentos às necessidades de reforma e limpeza, mesmo sem ter a noção completa da gravidade do problema e que quando veio à tona, a Prefeitura tomou todas as medidas necessárias, para reformar e limpar o local de forma adequada, para atender as crianças com segurança.

Confira mais fotos na aba "Albuns" no site