Saúde - Quinta-feira, 23 de Junho de 2016

UPA de Agudos será inaugurada neste sábado, 25 de junho

Unidade avaliada em mais R$ 3 milhões será o novo pronto atendimento do município; estrutura avançada é referência regional

UPA de Agudos será inaugurada neste sábado, 25 de junho

A Prefeitura de Agudos inaugura neste sábado, 25, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas). A unidade fica na Vila Chácara Avato e custou mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos, com recursos do Ministério da Saúde - Governo Federal -, e da própria prefeitura. É uma unidade ampla e moderna, que facilitará o atendimento de urgência e emergência no município.

Com estrutura modelo, a UPA de Agudos é completamente diferente das unidades da região. Mais amplo, o prédio dispõe de alas separadas e ambulatórios diferenciados para mulheres, homens e crianças.

A obra teve a segunda etapa iniciada no ano passado. O local conta com ambulatórios maiores que oferecerão mais conforto e segurança ao paciente, bem como ala pediátrica, e espaço adequado para casos de observação e internações - de até 24 horas.

O atual Pronto Socorro, será transferido para a nova unidade e passará a atender pela UPA, e não mais anexado ao hospital – como atualmente. Todo o atendimento emergencial será direcionado à nova unidade, porém, o hospital de referência continua sendo o de Agudos. A empresa vencedora da licitação e que ficará responsável pela administração do novo equipamento de saúde, é a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu.

O prefeito Everton Octaviani comemorou a conclusão de mais uma unidade de saúde, desta vez, com ampla infraestrutura. “Nossa cidade há anos sonha com esta UPA. Ela oferecerá mais dignidade e conforto aos nossos munícipes, justamente por ser mais moderna, ampla e equipada. Estamos contentes com a obra, que tornou-se referência em saúde. Não me lembro de ter visto uma obra como essa na região”, disse.

Serviço

A UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas -, será inaugurada neste sábado, 25 de junho. A cerimônia inaugural é aberta ao público e começará às 9h30, porém, os atendimentos médicos serão direcionados para a unidade, apenas na sexta-feira seguinte, dia 1º de julho. A UPA fica na rua Rubens Venturini, 140, na Vila Chácara Avato, próximo ao Ginásio Municipal de esportes.

Como irá funcionar?

A UPA é um novo equipamento que oferecerá melhor estrutura com espaço amplo e moderno, para atender o agudense no momento em que ele mais precisa. A unidade irá cuidar dos casos de urgência e emergência, como por exemplo, pessoas acidentadas, suspeitas de infartos, derrames, fraturas e outras complicações que necessitem de atendimento urgente.

É uma unidade para atender casos de extrema urgência, onde poderão ser feitos exames rápidos e precisos, além do atendimento clínico de maneira mais adequada. Não é uma unidade de internação, portanto, o paciente pode permanecer na unidade em observação, durante um período de até 24 horas. Após isso, o paciente é direcionado a unidade hospitalar.